Colégio Jardim das Nações
   Conteudo 1ª Trimeste - 1º Ano
 
CONTEÚDOS TRABALHADOS NO 1º TRIMESTRE
CONTEÚDOS TRABALHADOS NO 2º TRIMESTRE
CONTEÚDOS TRABALHADOS NO 3º TRIMESTRE
Ensino Fundamental – Grade Curricular de Língua Portuguesa
ano: 2009 – 1º ano

Trimestres

Conteúdos

Objetivos

Atividades de Língua oral e Escrita

1º Trimestre

- Base alfabética: silábico alfabético
- Projeto minha vida

* Painel de fotos com legenda.

- Fazer com que os alunos avancem na base alfabética e na leitura.
- Função social da leitura e da escrita.

- Atividades permanentes de leitura e escrita: cruzadinha, caça-palavras, leitura de cartões.
- Atividades intercaladas – leitura / escrita.
- Escrita e leitura de legendas.
- Leitura de palavras com campo semântico.

2º Trimestre

- Base alfabética: Alfabeto
- Introdução da letra cursiva (nome próprio, vogais e consoantes).
- Projeto de adivinhas

- Fazer com que os alunos avancem na base alfabética e nas estratégias de leitura.

- Atividades permanentes de leitura e escrita.
- treino na lousa da movimentação correta da letra cursiva.
- Reescrita de adivinhas (textos memorizados)

3º Trimestre

- Introdução de algumas regras ortográficas (NH, LH, ÃO, RR)
- Escrita convencional
- Projeto de música
- Apresentação da separabilidade das palavras em um pequeno texto

- Fazer com que os alunos avancem na base alfabética e nas estratégias de leitura (leitura fluente de palavras e pequenos textos com letra bastão e cursiva)

- Atividades permanentes de leitura e escrita.
- Leitura de frases, pequenos textos informativos.
- Escrita de características de personagens.
- Leitura de trechos de histórias e descoberta do título.

 

Ensino Fundamental – Grade Curricular de Matemática
ano: 2009 – 1ª ano

Trimestres

Conteúdos

Objetivos

1º Trimestre

Sistema de Numeração Decimal:
- Quadro numérico
- Regularidades
- Fileiras e Colunas
- Sequência Numérica
- Números até 50
Operações:
- Adição / Subtração (jogo)
Problemas: com material
Geometria: Ver geometria plana

S.N.D: Nomear, escrever, interpretar nos, comparar nos, entender as regularidades e a organização do S.N.D., números maiores e menores, memorizar os números opacos (11, 12, 13, 14, 15, 16...)
Operações: Fazer somas de memória, reconhecer quantidade em dados.

2º Trimestre

Sistema de Numeração Decimal:
- Números até 100
- Composição de números
- Regularidades no quadro numérico, fileiras e colunas
Situação problema: Adição e subtração (Cálculo mental)
Operações:
- Adição (memória do 10) / Subtração (Cálculo mental)
Geometria: Tangran (Figuras geométricas e montagem de figuras)

S.N.D: Contar e nomear números até 100, localizar números, memorizar as famílias numéricas.
Operações: Desenvolver o cálculo mental, desenvolver a contagem em dados e registrar, dobro, cálculo de memória (memória de 10)
Geometria: Desenvolver o raciocínio geométrico (perceber, desenhar, construir, criar, interpretar esquemas)
Problemas: Ensinar estratégias de cálculo mental.

3º Trimestre

Sistema de Numeração Decimal:
- Números até + de 100
- Escrita de números
- Sequência numérica
- Número oculto
- Problemas
Operações: Adição / Subtração / Divisão / Multiplicação (Memória de 10)
Geometria: Malhas (figuras geométricas em malhas pontilhadas e quadriculadas)

S.N.D: Contar e nomear números + de 100, localizar números no Q.N., comparar números, confrontar hipóteses na composição do número.
Geometria: Refletir sobre os desenhos, criar, seguir uma sequência estabelecida.
Problemas: Pensar para buscar diferentes estratégias de resolução, usar cálculo.
Operações:

 
Grade Curricular do Ensino Fundamental - Arte
ano 2009 – 1º ano

Trimestres

Conteúdos

Objetivos

1º Trimestre

- Musicalização.
- Percurso de construção da figura humana.

- Fazer leitura sonora observando os quadros do pintor Fernando Botero.
- Uso de canetinha, contorno, pincel fino, guache, tinta plástica e goma com tinta.
- Aprimorar seus desenhos através de observações aperfeiçoando o traçado.
- Desenvolver o gosto por desenhar.
- Percurso do desenho.
- Ensinar a desenhar.
- Desenho a partir da cópia
- Uso do lápis grafite e pintura.
- Desenho com interferência, figuras, imagens e dobradura.

2º Trimestre

- Cantar e dançar seguindo o ritmo.
- Atividades folclóricas: Festa Junina e Festa do Folclore.

- Percurso do desenho.
- Ensinar a desenhar.
- Desenho a partir da cópia.
- Reconhecer as fontes sonoras.
- Reconhecer o ritmo da música, cantar e entender as letras.
- Brincar compreendendo e seguindo as regras.

3º Trimestre

- Atividades plásticas.
- Coral: músicas natalinas e MPB

- Exploração de diferentes materiais e papéis, retomar suas produções, aprimorando os próprios desenhos e modelagens.
- Técnica vocal, conhecer e trabalhar seu registro vocal.

 
Ensino Fundamental - Grade Curricular de Ciências Naturais e Sociai
ano: 2009 – 1º ano

Trimestres

Conteúdos

Objetivos

1º Trimestre

- Mitos

 

 

2º Trimestre

- Folclore
- Roda da leitura, brincadeiras, excursão ao museu do folclore.
- Astronomia

- Estabelecer novas formas de reação e contato com uma grande diversidade de costumes e hábitos.

3º Trimestre

- Dinossauros
- Desenvolver saberes científicos sobre dinossauros através de leitura e pesquisa em textos informativos.

- Durante as pesquisas: observar, levantar hipóteses, questionar, trazer informações sobre o conteúdo estudado

 
Ensino Fundamental – Grade Curricular de Movimento
ano: 2009 – 1º ano

Trimestres

Conteúdos

Objetivos

1º Trimestre

- Valorização das suas conquistas corporais.
- Aperfeiçoamento das habilidades manuais.
- Habilidade manual.

- Utilizar dos recursos de deslocamento e das habilidades de força, velocidade, resistência e flexibilidade.
- Participar de situações que envolvam correr, subir, descer, escorregar, pendurar-se, trepar etc.
- Recortar figuras pequenas.
- Montar quebra-cabeças pequenos (50 a 100 peças).
- Segurar corretamente lápis e pincel.
- Pintar dentro de limites.

2º Trimestre

- Participação em brincadeiras e jogos.
- Orientação espacial.
- Traçado cursivo das letras do alfabeto
- Habilidade manual

- Movimentar-se com exercícios dirigidos: arremessar, lançar, pegar e rolar.
- Participar de jogos cooperativos.
- Traçar corretamente os nos, as letras do alfabeto e do próprio nome.
- Recortar figuras pequenas.
- Segurar corretamente lápis e pincel.

3º Trimestre

- Traçado cursivo das letras do alfabeto.

 

 

-Traçar corretamente palavras usando a letra cursiva e números.

 

 

GRADE CURRICULAR DE INGLÊS – 1º ANO – ENS. FUNDAMENTAL

Vocabulário:

Materiais escolares
Cores
Família
Partes da casa
Animais de estimação
Numerais de 1 a 5

Funções comunicativas:

Cumprimentar e despedir-se
Apresentar-se a si mesmo e aos outros
Nomear os objetos escolares
Nomear membros da família
Nomear as partes da casa
Nomear cores e animais de estimação
Contar até 5
Falar sobre posse