Famílias do CJN, o Colégio Jardim das Nações,

 

Esperamos que vocês estejam com saúde, fortes e resilientes, neste momento tão complexo nas sociedades do mundo todo.

 

Como vocês, famílias, já sabem, nossos alunos estão tendo ensino não presencial desde o dia 23/03/2020, com experiências bem sucedidas no Fundamental Anos Finais e no CJN e nós vamos fazer um balanço do que ocorreu até o momento, além de oficializar para todas as nossas famílias que as aulas presenciais não retornarão no dia 22/04/2020, pois o período de quarentena foi prorrogado e, até o momento, não é possível saber quando se dará o retorno das aulas presenciais.

 

O Desenvolvimento do Trabalho

 

Quando foi preciso, a equipe pedagógica soube redirecionar e aprimorar o trabalho não presencial, ouvindo alunos e famílias e potencializando o uso das ferramentas tecnológicas.

 

Ao longo do último mês, foram realizadas diversas e variadas atividades remotamente, dando prosseguimento ao trabalho educativo de forma não presencial.
 A rotina de estudos dos alunos e alunas foi alterada e também exigiu adaptação da parte deles. Precisaram se organizar de forma disciplinada e mais autônoma. Uns tiveram mais dificuldades do que outros e todos estão mais adaptados agora.

 

A Coordenação do CJN fez contato com alunos que estavam com baixo índice de participação e deu dicas e suporte para superação de dificuldades. A equipe de TI também está de prontidão e vem resolvendo e dando suporte para as principais questões tecnológicas que enfrentamos no momento.

 

Nosso trabalho vem garantindo a aprendizagem de forma diferente e mantendo os estudantes aquecidos em relação ao conhecimento e avançando com o trabalho educacional fundamental nesse momento. Nossa equipe não ficou um dia sequer sem enviar atividades para todos os alunos do Ensino Médio, nem tampouco deixou de interagir com alunos e alunas, adequando o planejamento escolar para o ensino não presencial.

 

A equipe do ensino médio já tem expertise tecnológica e adaptou-se rapidamente ao novo modelo de ensino, graças ao comprometimento dos profissionais e ao trabalho em equipe.
 Com relação à 3ª série, tudo foi mais fluido, pois já utilizamos o material GEEKIEONE, que é um material didático totalmente digital, acessado através de um Chromebook que contém o conteúdo de todas as disciplinas, banco de exercícios para serem feitos e a possibilidade dos professores e coordenação acompanharem, à distância, a realização e comprometimento de cada aluno, inclusive com números e dados percentuais na medição de aproveitamento e engajamento dos alunos.

Estamos finalizando o processo de avaliação do primeiro bimestre com êxito, apesar de tudo ser muito novo para todos, e vamos cuidar para que o processo de avaliação - que é necessário e importante - leve em conta toda a complexidade desse momento, sem prejudicar nossos alunos ou correr o risco de avaliá-los de forma injusta. Todas as atividades serão levadas em conta para o cálculo das médias bimestrais: projetos, trabalhos e provas semanais que realizaram ainda na escola, antes das aulas não presenciais, e também tudo que foi feito à distância – participação nas lives, entrega de atividades, provas, redações e outros trabalhos planejados pelos professores e combinados com os alunos. Nossa ideia é divulgar o boletim com resultados no final de abril, conforme previsto no calendário letivo.

Temos evidências de que a participação dos alunos nesse processo têm sido muito boa. O CJN tem cuidado de dar todo suporte em relação às questões tecnológicas, de organização e também levando em conta as dificuldades de alguns alunos em relação a este novo modelo de ensino. A Coordenação mantém um e-mail para contato com equipe de TI que atende prontamente alunos e também pais, ajudando em suas demandas, preparando tutoriais e o que mais for necessário.

 

Durante todo este período, a Orientadora Educacional, Adriana, esteve e está disponível, dando apoio e feedbacks para as famílias que precisam e, junto com nosso Coordenador de Ciências Exatas, Marco Antonio, tem atuado com os professores para acompanhar a qualidade do trabalho. Nosso profissional de TI, Rafael, manteve o suporte tecnológico às famílias e alunos. Enxergamos nossa equipe de professores em sintonia, apoiando cada aluno em suas facilidades e dificuldades.

 

Uma grande rede de apoio foi montada para garantir a qualidade da proposta pedagógica do CJN na prática e estamos satisfeitos com o trabalho realizado até aqui considerando que estamos enfrentando a maior mudança na forma de educar que já ocorreu em todo mundo.

 

É importante que os alunos e as famílias saibam que educação não presencial tem características diferentes da educação presencial tanto na forma de ensinar e aprender quanto na forma de avaliar. Essa adaptação à nova realidade virtual é um grande desafio para todos os envolvidos.

 

Questões Financeiras

 

É claro que, nesse momento, é impossível ignorar a crise financeira pela qual passamos e que afeta praticamente todo o mundo. A Escola não está alheia a essas questões, tão delicadas para muitas de nossas famílias, e que também influenciam nossas decisões pois, como empresa, temos uma enorme responsabilidade com todos os nossos colaboradores, e como Escola, temos um enorme compromisso com a qualidade pedagógica que entregamos aos nossos alunos e famílias. 

 

No CJN foi possível fazer apenas uma pequena diminuição na carga horária dos professores, devido ao volume de conteúdo necessário para esta faixa etária, não gerando assim uma redução significativa na folha de pagamento, encargos e impostos, que representam a maior parte dos custos da escola. Esta economia somada a redução nos custos variáveis (água, energia e insumos etc.), que é ínfima perto do custo da folha de pagamento e neste momento permitiria viabilizar um pequeno desconto coletivo para nossas famílias para o mês de maio. No entanto, optamos em utilizar esta pequena margem financeira, para auxiliar as famílias que foram mais duramente afetadas pela crise da pandemia. Além disso, todos os resultados financeiros da Escola previstos para 2020 já foram impactados com ações que estão sendo realizadas neste período de pandemia.

 

Fazemos questão de ter todas as famílias do Jardim com a gente quando tudo isso acabar, portanto caso a crise mundial tenha comprometido significativamente as finanças da sua família, escrevam para a Danielle, do financeiro, no e-mail danielle@escolajardim.com.br e vamos construir alguma solução em conjunto, pensando diferente.

 

Finalizando

 

Temos um orgulho muito grande da nossa equipe de profissionais. Nossos professores se reinventaram ensinando de forma não presencial, rapidamente e com muita competência. Aproveitamos para reconhecer também os profissionais que fazem o trabalho nos bastidores, que muitas vezes passa despercebido para vocês, mas que garante que os seus filhos tenham um atendimento e uma educação de altíssima qualidade.

 

Assim como nós, nossa equipe está com saudades da Escola e dos filhos de vocês, pois amam o trabalho que fazem! Estamos juntos - ainda que à distância - e temos certeza de que vamos sair mais fortes dessa.

 

Desejamos saúde, paz e boas aulas!

Beatriz de Carvalho, Heloísa Marques Silva, Murilo Carvalho e Thomás Bastos

Direção - Escola e Colégio Jardim das Nações

UNESCO_vetor.png
RNPI_NOVO_site.png

Material Didático

SAS-Sistema-Ari-de-Sá.png

UNIDADE TAUBATÉ | R. Benjamin Constant, 29/79, Jardim das Nações

(12) 2125-2900 e (12) 3624-7456 (Ensino Médio)

 

UNIDADE TREMEMBÉ Av. Marginal, 2.507, Caminho Novo

(12) 3672-1035

Prancheta_1_cópia.png
Prancheta_2_cópia.png
Prancheta_3_cópia.png

© 2020. Todos os direitos reservados ao grupo Jardim das Nações.