Famílias de NIDO e GRUPOS I e II da Escola Jardim das Nações,

Esperamos que vocês estejam com saúde, fortes e resilientes, neste momento tão complexo na sociedade em todo o mundo.

 

Como vocês, famílias, já sabem, os alunos retornarão de férias no dia 22/04/2020 e já sabemos que não retornaremos com as aulas presenciais e, portanto, vamos comunicar como será o retorno e as aulas não presenciais dos nossos alunos de NIDO, GRUPO I e GRUPO II.

 

Novamente, essas decisões valem pelos próximos 30 dias, pois é impossível nos planejar por mais tempo que isso, dentro do cenário atual.

 

Temos tido experiências bem sucedidas no Fundamental Anos Finais e no CJN e, por conta de conversas e trocas de experiências com escolas de referência de todo o Brasil, nos sentimos mais confiantes no uso da tecnologia para realizar um ensino não presencial de qualidade, porém, para essa faixa etária, nós estamos falando de um ensino completamente diferente, mais focado em vocês, famílias.

A Nossa Proposta Pedagógica

 

Além da nossa essência no método de Maria Montessori, que adotamos até a década de 90, fomos e somos profundamente inspirados pelas ideias de Piaget, Vygotsky, Winnicott e Pikler. Tocados pelas ideias desses grandes mestres, construímos uma proposta pedagógica única e que se apoia em grandes diferenciais: nosso espaço físico, o aprendizado lúdico, a abordagem socioconstrutivista, o ensino planejado da rotina e convivência, o desenvolvimento sociemocional e o respeito e o cuidado com as crianças.

 

Colocar essa proposta em ação exige uma prática diária, constante e paciente, calcada na atuação da professora, pois cada criança aprende no seu ritmo e este precisa ser respeitado. Além disso, acreditamos que muito do aprendizado se dá pela interação da criança com seus pares, com os professores e com todos com quem ela convive. Na Escola, isso pode ser planejado, pensado e executado em um ambiente propício para o desenvolvimento infantil.

 

No entanto, a pandemia que estamos enfrentando rompeu com esta realidade e foi preciso nos readaptar a esse novo mundo que nos foi imposto. Para isso, estudamos muito nestes últimos trinta dias, buscamos referências, ouvimos muitas famílias e trocamos experiências para pensar em como oferecer um ensino não presencial que mantivesse nossa proposta e essência, para crianças de 1, 2 ou 3 anos de idade.

 

Nesse processo, alguma coisa nos incomodou. Atividades a distância, de exposição a telas e dispositivos, pais se desdobrando para atender as necessidades das crianças, do trabalho, da casa - e a Escola no meio dessa dinâmica tão própria de cada família, em um momento tão crítico. Mas, acima de tudo, nos incomodou a falta de muitas coisas que nos são tão caras: o espaço natural e desafiador, a convivência com os colegas e com a professora, o tempo tão único e necessário para o brincar e o aprender...

 

Depois de muita discussão entre toda a Direção e a Coordenação da Educação Infantil do Jardim, uma decisão foi se desenhando cada vez mais clara: ensino não presencial para crianças de 1 a 3 anos não se encaixa com a nossa proposta pedagógica e com o que acreditamos, há 50 anos, que a educação deva ser.

Educação Não Presencial Diferente

 

Decidimos pensar fora da caixa e fazer uma educação não presencial muito diferente do lugar comum. Vamos fugir do caminho mais fácil, que seria somente gravar e fazer vídeos para as crianças, passar listas de atividades para elas realizarem e considerar que a nossa proposta pedagógica foi bem realizada.  

 

Não seguiríamos algo que não acreditamos apenas por ser mais fácil!

 

Decidimos então que o nosso ensino não presencial irá focar mais nas famílias e menos nas crianças: vamos reforçar conceitos importantes da nossa proposta pedagógica, ouvir e trocar ideias e experiências com as famílias, dar apoio, suporte e orientação para que pais e mães atravessem esse período singular que estamos vivendo de uma maneira benéfica e estimulante para as crianças e, o mais importante, de um jeito que se encaixe na rotina e na vida das famílias. 

 

Nessa nova realidade, que as crianças sejam crianças e as famílias sejam famílias!

 

Claro que nós continuaremos tendo momentos para as crianças verem seus professores de sala, de artes, de inglês e claro que enviaremos atividades para as famílias, de cunho pedagógico e com conteúdos interessantes, porém sem exigência, sem obrigação. No tempo e no ritmo de cada família. As professoras gravarão vídeos curtos para falar e manter um vínculo com as crianças, o que ajudará na readaptação quando as aulas voltarem presencialmente.

 

Pensamos que, para essa faixa etária, é isso que será mais adequado, neste momento, para incentivar o desenvolvimento das crianças, dentro do que acreditamos e do que nos inspira em educação: aprender brincando, interagindo, utilizando o espaço e desenvolvendo habilidades sociais e emocionais junto da sua família, com amor, carinho e união.

 

Conectem-se com seus filhos e tenham na Escola apoio e orientação, um porto seguro: isso tem muito mais a ver com o jeito Jardim de ser.

Princípios para as nossas decisões

 

É claro que, nesse momento, é impossível ignorar a crise financeira pela qual passamos e que afeta todo o mundo. A Escola não está alheia a essas questões, tão delicadas para muitas de nossas famílias, e que também influenciam nossas decisões pois, como empresa, temos uma enorme responsabilidade com todos os nossos colaboradores, e como Escola, temos um enorme compromisso com a qualidade pedagógica que entregamos aos nossos alunos e famílias.

 

Portanto, adotamos dois princípios inegociáveis que precisamos conciliar: cuidar da qualidade pedagógica para mantermos nossos alunos e manter os empregos de nossos funcionários. Sabemos que a situação financeira de algumas famílias está comprometida com a crise e também que os maiores custos de uma Escola são com folha de pagamento. Portanto, para balancear essa equação foi preciso nos reinventar frente à nova realidade imposta pela pandemia.

Redução de Custos e Questões Financeiras

 

Os custos variáveis (água, energia e insumos) foram reduzidos, obviamente. Serviços terceirizados não puderam ser completamente cortados, pois também temos responsabilidade com cada prestador de serviço, que também tem uma equipe e famílias para sustentar. Portanto a economia com esses custos foi muito pequena, já que a grande composição de custos na prestação de serviços é com a folha de pagamento, encargos e impostos.

 

Assim, tivemos que tomar algumas das decisões mais difíceis da história da Escola Jardim das Nações e, para isso, trabalhamos incansavelmente nas melhores soluções para entregar qualidade aos alunos, atender demandas financeiras das famílias e manter nosso quadro de colaboradores. 

 

Para tanto, lançamos mão das ferramentas disponibilizadas pelo governo, em especial a MP 936, que nos permitiu alterações na jornada de trabalho da equipe, sem comprometer demais os seus ganhos fixos mensais e mantendo seus benefícios, o que é primordial para nós. Além disso, todos os resultados financeiros da Escola previstos para 2020 já foram impactados com ações que estão sendo realizadas neste período de pandemia.

 

Feito isso, foi possível um desconto de 65%* na mensalidade de maio para todas as turmas de NIDO e GRUPOS I e II da Educação Infantil, visando a manutenção dos nossos serviços para esta faixa etária, mesmo que adaptados. Quem já realizou o pagamento da anuidade à vista, pode requerer a devolução do valor por e-mail.

Essa condição é válida para todos que realizarem o pagamento de maio até a data de vencimento e que estiverem quites com a Escola, pois será oferecida automaticamente, sem que as famílias precisem pedir ou avisar que querem o desconto. Quem tiver pendências em aberto, será preciso entrar em contato com a Danielle, do financeiro, no e-mail danielle@escolajardim.com.br para resolver essas pendências e fazer jus ao desconto.

A cobrança da Taxa de Lanche referente ao 1º Semestre está suspensa e não será cobrada em maio. Para quem já fez o pagamento integral dessa Taxa no 1º Semestre, o valor poderá ser descontado da taxa do 2º Semestre e, para quem realizou o pagamento anual, o valor será estornado, bastando para isso fazer o pedido no mesmo e-mail acima.

Solidariedade

 

Fizemos um grande esforço para conseguir oferecer esses descontos em condições de igualdade. Porém, estamos cientes de que a crise pode afetar cada família de maneiras diferentes e que, ainda assim, esse percentual possa não atender alguma família que tenha sido mais duramente afetada pela pandemia.

 

Assim, caso alguém considere que pode não precisar desse desconto neste mês, ou mesmo só de parte dele, pedimos que nos avisem pois assim podemos transferir esse valor para uma família que porventura precise de mais desconto e então juntos ajudaremos a todos a atravessar esse momento tão delicado.

 

Fazemos questão de ter todas as famílias do Jardim com a gente quando tudo isso acabar, portanto caso ainda tenham qualquer problema ou possam abrir mão de parte do desconto, escrevam para a Danielle, do financeiro, no e-mail danielle@escolajardim.com.br e nos ajudem a pensar diferente.

Finalizando

 

Temos um orgulho muito grande da nossa equipe de profissionais. Nossos professores se dedicam diariamente aos alunos presencialmente e neste momento se reinventarão atuando de forma não presencial. Aproveitamos para reconhecer também os profissionais que fazem o trabalho nos bastidores, que muitas vezes passa despercebido para vocês, mas que garante que os seus filhos tenham um atendimento e uma educação de altíssima qualidade.

 

Assim como nós, nossa equipe está com saudades da Escola e dos filhos de vocês, pois amam o trabalho que fazem! Estamos juntos - ainda que à distância - e temos certeza de que vamos sair mais fortes dessa.

 

Sejam bem-vindos de volta ao Jardim e boas aulas!

Beatriz de Carvalho, Heloísa Marques Silva, Murilo Carvalho e Thomás Bastos

Direção - Escola e Colégio Jardim das Nações

*se as aulas retornarem presencialmente ainda no mês de maio, o desconto será proporcional;

UNESCO_vetor.png
RNPI_NOVO_site.png

Material Didático

SAS-Sistema-Ari-de-Sá.png

UNIDADE TAUBATÉ | R. Benjamin Constant, 29/79, Jardim das Nações

(12) 2125-2900 e (12) 3624-7456 (Ensino Médio)

 

UNIDADE TREMEMBÉ Av. Marginal, 2.507, Caminho Novo

(12) 3672-1035

Prancheta_1_cópia.png
Prancheta_2_cópia.png
Prancheta_3_cópia.png

© 2020. Todos os direitos reservados ao grupo Jardim das Nações.