Às Famílias da Escola e Colégio Jardim das Nações,

Diante do que estamos passando fica redundante fazer mais algum comentário sobre a gravidade do momento.

 

Em primeiro lugar, queremos que tenham certeza de que todas as nossas decisões foram tomadas pensando no melhor para nossos alunos, dentro de um cenário que nos foi imposto, e que estamos trabalhando incansavelmente para entregar os melhores serviços educacionais para todos vocês.

 

Diante disso, pensamos que seria importante afirmar e explicar como está se dando nosso planejamento pedagógico para os alunos:

Na Educação Infantil e no Ensino Fundamental Anos Iniciais, estamos enviando materiais de apoio para os alunos e as famílias, mesmo com esses segmentos em férias, pois é importante apoiar as famílias com roteiros de estudos, indicações de atividades e vídeos contemplando os diferentes Campos de Experiências e ajudando na rotina diária e incentivando a aprendizagem significativa das nossas crianças.

 

É importante avisá-los de que uma recente determinação da lei declarou que não existe mais a quantidade mínima de dias letivos (eram 200) e abriu a possibilidade de aulas on-line para cumprir a carga horária letiva anual (800 horas). Porém, respeitando nosso compromisso com as famílias e os alunos e a qualidade do nosso trabalho pedagógico, vamos insistir para o retorno das aulas presenciais para poder repor as aulas na Escola, cumprindo os 200 dias letivos e as 800 horas, e informando um novo calendário letivo, assim que possível.

 

As aulas on-line serão uma opção para cumprir as 800 horas anuais, porém apenas se o cenário futuro não nos der a possibilidade de retorno das aulas presenciais para cumprir o nosso combinado.

 

Reforçamos os contatos com nossa equipe de coordenação, que podem ser feitos por e-mail:

 

Em Taubaté, para Berçário e NIDO, com Rose Mendes (rose@escolajardim.com.br), Grupos I e II, Agrupadas e 1º Ano, com Alessandra (alessandra.nascimento@escolajardim.com.br) e Renata (renata@escolajardim.com.br). Já o Fundamental Anos Iniciais, do 2º ao 5º Ano, com Mariana (mariana.vierno@escolajardim.com.br) ou Milena (milena.marcon@escolajardim.com.br).

Em Tremembé, NIDO, Grupos I e II, Agrupada e 1º Ano com a Adriana (adrianacamara@escolajardim.com.br) ou no Fundamental Anos Iniciais, do 2º ao 5º Ano, com a Maristela (maristela@escolajardim.com.br).

No Fundamental (Anos Finais) e no Ensino Médio, estamos com aulas ao vivo todos os dias, mantendo a rotina de estudo dos segmentos com atividades digitais não presenciais, e estamos usando diferentes plataformas para que os alunos tenham uma experiência ampla de aulas on-line, pois o verdadeiro ensino a distância não se resume a apenas disponibilizar vídeos de aulas expositivas.

 

No Fundamental Anos Finais, os alunos acessam um Plano de Estudos na plataforma ONE DRIVE, da Microsoft, que contém um arquivo de Power Point com a síntese do conteúdo a ser estudado, uma videoaula gravada pelo professor da disciplina, links para videoaulas adicionais na plataforma do material didático SAS, acesso a plataforma adaptativa digital EUREKA, informações sobre as aulas ao vivo com os professores na plataforma TEAMS, também da Microsoft, e gabaritos dos exercícios do plano anterior. Estamos entrando agora na fase de avaliações e já enviamos detalhes sobre isso para todas as famílias.

 

Na 1ª e 2ª Série do CJN, estamos usando o Google Classroom como centralizador de todos os conteúdos e lá os alunos encontram as atividades de cada matéria, além de slides, links para vídeos e atividades extras. O Classroom está linkado com a Agenda do Google, permitindo que os alunos tenham mais facilidade para organizar a rotina de estudos. Eles recebem as atividades através do Google Forms e textos e planilhas no Google Docs. Para as aulas ao vivo, utilizamos o Google Meet, onde o professor se reúne com os alunos e explica conteúdos, atividades e tira dúvidas. Também estamos entrando em processo de avaliação, que acontecerá na semana de 14 a 24/04.

 

A 3ª Série do CJN utiliza o Geekie One, acessado através do Chromebook ou de outro dispositivo tecnológico que, por ser um material didático totalmente digital, já tem os recursos apropriados para o ensino não presencial e conversa muito bem com todas as ferramentas Google (Form, Docs, Hangout, Meet, Drive, Agenda etc.), fazendo com que os alunos tenham acesso às aulas e plantões de dúvidas ao vivo com os professores e a todas as atividades, inclusive entrega de trabalhos, exercícios etc., e feedbacks dos professores de maneira dinâmica e integrada.

 

Sabemos que Olimpíadas de Conhecimento e a prova do ENEM estão mantidos, por isso nossos alunos têm seguido a rotina de estudo, feito atividades e simulados e teremos as revisões e preparatórios no retorno das aulas presenciais.

 

Reforçamos os contatos com nossa equipe de coordenação, que podem ser feitos por e-mail:

No Fundamental Anos Finais, do 6º ao 9º Ano, com a Jaqueline (jaquecabral@escolajardim.com.br) ou com a Cris Golin (crisgolin@escolajardim.com.br), e no Ensino Médio do CJN, de 1ª a 3ª Série, com a Adriana (adriana@escolajardim.com.br).

Qualquer dúvida envolvendo acesso aos meios que estamos utilizando para educação não presencial pode ser tirada com Rafael Tinoco (rafael.tinoco@escolajardim.com.br), do setor de TI da Escola.

No que tange a questão financeira, gostaríamos de esclarecer que fizemos todas as tentativas para que houvesse alguma redução no valor das mensalidades durante esse difícil período para todos. Contudo, a quase totalidade de nossos custos são fixos, sendo que o maior deles é com a nossa equipe de profissionais, com quem estamos honrando os compromissos financeiros e esperamos manter todos em nosso quadro - durante e depois da crise. Temos uma responsabilidade enorme com essa equipe, que está muito comprometida com a formação dos filhos de vocês, ainda mais nesse momento de crise.

As reduções que tivemos nos custos variáveis como água, energia e insumos, foram irrelevantes para oferecer qualquer desconto significativo, mas nós sabemos que a situação trouxe problemas para muitas famílias e estamos comprometidos em conseguir reduções de custos que se traduzam em descontos para que possamos oferecer melhores condições financeiras para todos.

Mesmo assim, deixamos aberto o canal com nosso departamento financeiro, através da nossa funcionária Danielle Moraes (danielle@escolajardim.com.br) para aqueles que mais precisarem nesse momento.

Os atendimentos individuais a alunos e famílias estão sendo realizados por nossa equipe de Coordenação e Orientação, em todos os segmentos, e por nossa equipe administrativa e financeira também, garantindo informações e respostas.

A Escola não está realizando atendimentos telefônicos no momento: toda a comunicação está sendo realizada via e-mail!

 

Pedimos aos pais que estiverem com alguma dificuldade de acesso ou de organização de suas rotinas que procurem nossa equipe pedagógica para que possamos orientar melhores formas de fazer o acompanhamento de seus filhos durante esse período. A principal maneira de estabelecer contato é através dos e-mails da Coordenação.

 

Queremos agradecer a todos pelas mensagens recebidas por ocasião de nossa aniversário de 50 Anos e também pela confiança na escola e por todas as manifestações de carinho, agradecimento e reconhecimento pelo trabalho dos professores e da equipe pedagógica e administrativa que temos recebidos de nossas famílias.

 

Isso tem sido gratificante e muito importante para todos nós nos mantermos firmes nesse momento!

 

Estamos atentos e lendo as mensagens enviadas por vocês para juntos buscarmos as melhores soluções para todos.

 

Desejamos que fiquem bem e que fiquem em casa! Temos esperança de que sairemos dessa mais fortes, mais unidos, com novos e muitos aprendizados e, mais importante, o quanto antes.

 

Obrigado! 

Beatriz de Carvalho, Heloísa Marques Silva, Murilo Carvalho e Thomás Bastos

Direção - Escola e Colégio Jardim das Nações

UNESCO_vetor.png
RNPI_NOVO_site.png

Material Didático

SAS-Sistema-Ari-de-Sá.png

UNIDADE TAUBATÉ | R. Benjamin Constant, 29/79, Jardim das Nações

(12) 2125-2900 e (12) 3624-7456 (Ensino Médio)

 

UNIDADE TREMEMBÉ Av. Marginal, 2.507, Caminho Novo

(12) 3672-1035

Prancheta_1_cópia.png
Prancheta_2_cópia.png
Prancheta_3_cópia.png

© 2020. Todos os direitos reservados ao grupo Jardim das Nações.