
ANO INTERNACIONAL DAS LÍNGUAS INDÍGENAS - 2019
Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas:
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Estabelece uma estrutura universal de padrões mínimos para a sobrevivência, a dignidade, o bem-estar e os direitos dos povos indígenas;
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Aborda direitos individuais e coletivos, direitos culturais e de identidade, direito à educação, saúde, emprego, idioma e outros;
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Proíbe a discriminação contra os povos indígenas e promove sua participação plena e efetiva em todos os assuntos que lhes dizem respeito;
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Garante seu direito de permanecer distinto e de perseguir suas próprias prioridades no desenvolvimento econômico, social e cultural;
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Encoraja explicitamente as relações harmoniosas e cooperativas entre os estados e os povos indígenas.
Necessidade maior: Preservação do dialeto
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40% das 6.700 línguas estimadas faladas em todo o mundo correm o risco de desaparecer. A maioria dessas línguas é indígena.
Objetivo do projeto
Existem diversas palavras de origem indígena incorporadas na nossa língua portuguesa. A maioria das palavras indica que conceitos de fauna, flora, localidades e alimentos têm uma origem indígena, mais precisamente Tupi, o tronco linguístico que engloba o maior número de línguas indígenas.
Os alunos do Fundamental Anos Iniciais pesquisaram palavras de origem indígena tupi-guarani. Cada série elegeu um tema para pesquisar o significado das palavras indígenas:
- 2º ano – alimentos;
- 3º ano – animais;
- 4º ano – diversidades;
- 5º ano – nomes de rios.
Ao longo do 1º semestre, os alunos fizeram pesquisas, trouxeram as palavras pesquisadas para a escola e, em sala de aula, compartilharam-nas com os colegas e as colocaram em ordem alfabética.O resultado é este dicionário, feito para contribuir no sentido de conscientizar sobre a necessidade urgente de preservar, revitalizar e promover as línguas indígenas em todo o mundo.
São os alunos da Escola Jardim das Nações contribuindo para mudar o mundo!
Confira o dicionário clicando