UNIDADE I - TAUBATÉ

Educação Ambiental

NO JARDIM

Preocupados com a formação de ecocidadãos, iniciamos, em 2016, o Jardim + Verde, um programa de sustentabilidade e meio ambiente em nossas unidades. Um dos pilares de nosso programa é a educação ambiental; por isso, realizamos diversos projetos para conscientizar e educar nossos alunos para os desafios ambientais do futuro.

Conheça outras ações do Jardim + Verde clicando aqui.

HORTA COM O SR. LAIR - G1

Neste projeto, os alunos conhecem mais sobre os alimentos, sobre os diversos gostos e paladares. Paralelamente, eles plantam com o Sr. Lair para, posteriormente, experimentar os alimentos que plantaram; consequentemente, acabam aprendendo sobre noções básicas de agricultura.

EDUCAÇÃO INFANTIL

BRINQUEDOS ELETRÔNICOS X BRINQUEDOS CONVENCIONAIS - G2

Intervenção no Projeto da Família desenvolvido pela Educação Infantil. Na intervenção, falamos sobre os brinquedos produzidos antigamente, que eram basicamente de madeira, tecido, etc. Comentamos também sobre as brincadeiras de antigamente, que eram muito mais coletivas e integradas. Depois de falar sobre o passado, abordamos o presente, quando os brinquedos, em sua maioria, dependem de eletricidade e são feitos de plástico para durarem pouco. A atividade termina com os alunos produzindo e expondo brinquedos de material reciclado trazido de casa.

ACOMPANHANDO A DEGRADAÇÃO DE RESÍDUOS - 1º ANO

Neste projeto, simulamos como funciona um aterro sanitário dentro da escola. Os alunos se dividem em grupos (metal, vidro, plástico, papel e orgânico) e enterram seus resíduos. Cada grupo deve desenterrar seus resíduos semanalmente e observar o que está acontecendo com eles. Ao final do projeto, conceituamos que somente o papel e o resíduo orgânico se degradam: o papel porque fica molhado e dissolve, e os orgânicos porque são degradados pelo solo. Nada ocorre com os demais resíduos, que demorariam até 300 anos para se degradarem no solo.

COMPOSTAGEM - 2º ANO

Neste projeto, confeccionamos composteiras com os alunos para reaproveitamento dos resíduos orgânicos. Os alunos conciliam o conteúdo do material didático com a prática da compostagem, e trabalhamos o conceito de degradação dos resíduos orgânicos montando uma minicomposteira dentro da sala de aula para a observação do processo de compostagem. Ao final de 2 meses, produzimos adubo orgânico, que é levado para a horta da escola, na Educação Infantil. No segundo semestre, os alunos montam uma composteira maior para entenderem qual o papel das minhocas no processo da compostagem.

FUNDAMENTAL I

GUARDIÕES DO CONSUMO - 5º ANO

Neste projeto, os alunos ficam incumbidos de monitorar o consumo dentro da escola e de produzir um “manual de boas práticas”. Iniciamos o trabalho com uma palestra para os alunos na qual abordamos sobre o consumismo, suas principais causas e os principais impactos do consumo exacerbado sobre o meio ambiente. Depois dessa palestra, os alunos ganham planilhas para iniciarem o monitoramento do consumo. Até o final deste ano, teremos nosso manual de boas práticas pronto e,

paralelamente, iniciaremos ações para divulgá-lo entre a comunidade escolar, capacitando todos os funcionários e alunos da escola para uma mudança de pensamento em relação ao consumo inconsciente e desenfreado.

OFICINAS DE LAVAGEM DE CANECAS 

Fizemos oficinas com os alunos ensinando-os a lavar suas canecas de forma sustentável depois do lanche. Todos receberam orientação sobre a maneira correta de lavagem para que gastos excessivos de água sejam evitados.

TRABALHOS INTERDISCIPLINARES - 8º E 9º ANOS

Foram diversos temas de trabalho: Reaproveitamento de água, horta orgânica, ponto de entrega voluntária de resíduos, brechó para troca de roupas.

Cada projeto teve um professor tutor e foi desenvolvido pelos alunos. No projeto de reaproveitamento de água, os alunos fizeram uma minicisterna no quiosque dos professores, realizaram palestras sobre desperdício de água e produziram vídeos informativos sobre o assunto.

No projeto da horta, os alunos fecharam uma parceria com alguns produtores orgânicos, que montaram uma feira orgânica na escola. Além disso, os alunos escolheram uma parede da escola, que foi transformada em um jardim vertical onde cultivarão hortaliças.

No projeto do ponto de entrega voluntária, os alunos ficaram responsáveis por expandir os resíduos recebidos pela escola. Os alunos buscaram empresas parceiras para recebimento dos resíduos e criaram um espaço para armazenamento dos seguintes itens: materiais escolares em geral, esponja de lavar-louça, giz de cera e materiais de higiene bucal.

FUNDAMENTAL II

SEMANA DO MEIO AMBIENTE

A semana do meio ambiente é comemorada em 05 de junho, data escolhida pela ONU para celebração do tema. Nesse período do ano, preparamos diversas atividades para todos os setores da escola. Essas atividades vão desde palestras específicas para os alunos do Ensino Médio, sessões de filmes educativos infantis para os mais novos até ações práticas, como visitas a eventos promovidos pela Prefeitura e por outras entidades ligadas ao meio ambiente.

ENSINO MÉDIO

UNESCO_vetor.png
RNPI_NOVO_site.png

Material Didático

SAS-Sistema-Ari-de-Sá.png

UNIDADE TAUBATÉ | R. Benjamin Constant, 29/79, Jardim das Nações

(12) 2125-2900 e (12) 3624-7456 (Ensino Médio)

 

UNIDADE TREMEMBÉ Av. Marginal, 2.507, Caminho Novo

(12) 3672-1035

Prancheta_1_cópia.png
Prancheta_2_cópia.png
Prancheta_3_cópia.png

© 2019. Todos os direitos reservados ao grupo Jardim das Nações.