Escola Jardim das Nações: 50 Anos

De 6 de abril de 1970 a 6 de abril de 2020, muita coisa aconteceu. Mesmo assim, muitas vezes eu me pego pensando: “Parece que foi ontem!”. E nesse ontem, nunca imaginei viver esse hoje… 50 Anos de Escola Jardim das Nações.

 

Escola que surgiu num espaço privilegiado, com piscina cristalina, árvores frondosas e gramados sem fim, como ainda hoje faço questão que seja. Fui incentivada por amigas com filhos pequenos e apoiada pelo meu marido, Maurício. É claro que tinha que ser uma Escola Montessori e foi com Célia Rocha, minha cunhada e sócia fundadora, que o fizemos. Célia acaba de nos deixar, infelizmente, neste ano em que completamos nossos 50.

 

Eu e Célia trabalhamos arduamente, por anos a fio, para educar crianças dentro da visão montessoriana, numa educação de ponta, que ainda hoje mantém válidos seus princípios. Depois de 15 anos, ela deixou a sociedade e se juntaram a mim duas filhas, Heloísa e Beatriz, e uma nora-quase-filha, Cláudia. Já éramos Escola de referência, dando cursos, organizando encontros e até congressos nacionais.

 

Algumas coisas se mantém - e sempre se manterão - no Jardim: a curiosidade, a autonomia e a liberdade (desde que usada com responsabilidade), saber respeitar e exigir respeito, a harmonia na relação com todos. Fazemos uma educação para a paz.

 

“As pessoas educam para a competição e esse é o princípio de qualquer guerra. Quando educamos para a cooperação e a solidariedade de uns para com outros, estamos educando para a paz”, disse Maria Montessori.

 

Na época em que comemoramos 25 anos, mais ou menos, deixamos de aplicar o método Montessori e passamos para uma filosofia sócio-construtivista da educação. Nos inspiramos em outros grandes educadores advindos de diferentes áreas do conhecimento, sem nunca perder nossa essência.

 

Em todo esse tempo, passamos pela educação infantil, fundamental e médio, e educação bilíngue. Em 2016 fomos passear em Tremembé, montando lá mais um lindo Jardim, que já dá bons frutos. Educamos geração atrás de geração em cinco décadas de trabalho. São milhares de crianças e, com muita alegria, também uma filha, sobrinhos, doze netos, e a caminho de educar outros tantos bisnetos, que já começam a frequentar o Jardim.

 

Para muito além daquela semente que deu início a esse maravilhoso Jardim, sinto que contribuímos em muito para a sociedade. Gosto de pensar que há 50 anos ajudamos a mudar o mundo!

 

Parabéns para a Escola e Colégio Jardim das Nações por seus 50 Anos de vida e muito obrigado a todos que passaram por aqui: mais do que eu, são vocês que fizeram e fazem este Jardim!

Julia Maria Rocha Carneiro Bastos

6 de abril de 2020.

UNESCO_vetor.png
RNPI_NOVO_site.png

Material Didático

SAS-Sistema-Ari-de-Sá.png

UNIDADE TAUBATÉ | R. Benjamin Constant, 29/79, Jardim das Nações

(12) 2125-2900 e (12) 3624-7456 (Ensino Médio)

 

UNIDADE TREMEMBÉ Av. Marginal, 2.507, Caminho Novo

(12) 3672-1035

Prancheta_1_cópia.png
Prancheta_2_cópia.png
Prancheta_3_cópia.png

© 2020. Todos os direitos reservados ao grupo Jardim das Nações.